Tratamento de Dependência Química do Crack
Considerado uma epidemia no Brasil o crack e uma droga que vem rapidamente se alastrando por todas as classes sóciais .Por ser uma droga de baixo custo para o seu uso vinha afetando primeiramente as classes menos favorecidas, mas hoje encontramos a dependência do crack em todas as classes sociais.Pelo seu alto poder toxicológico muitos usuários de cocaína passaram a fazer uma substituição do uso de cocaína para o crack.
Na década de 80 o contexto do usuário de drogas estava ligado em grande parte de usuários de cocaína, com a droga sendo consumida de forma aspirada (cheirada)ou de forma injetável, que pelos usuários era chamado de (back) ou seja a droga era administrada diretamente na corrente sanguinea assim alem do uso de cocaína ter tomado proporções de larga escala, o individuo usuário enfrentava outra epidemia que estava ligado diretamente com este tipo de usuário que foi a Síndrome da Imunodeficiencia Adquirida com a sigla AIDS. Muitos usuários de drogas injetáveis morriam diretamente por (OVERDOSE), ou morriam através da contaminação pelo vírus. Assim com a chegada do crack os usuários de cocaína na forma injetável vão desaparecendo e a uma substituição do uso da cocaína pelo crack.
O QUE É A DROGA CHAMADA CRACK?
O crack e o subproduto da cocaína em sua forma mais barata, sendo uma mistura da base da cocaína com o bicarbonato de sódio e água ou misturada com outras substancias tóxicas, como o cimento, acido sulfúrico, acetona e até mesmo soda caustica conseguindo manter um baixo custo na produção da droga.
EFEITOS PSICOLOGICOS E FISIOLOGICOS DO USO DE CRACK
Os efeitos do crack são rápidos e intensos e sua duração e muito curta, seu pico de atuação varia entre 5 a 10 minutos. Por isso a tolerância ao uso é muito grande, e o individuo procura rapidamente outra dose para obter o mesmo prazer da dose inicial. Também por outro lado poderá haver uma sensibilização que ocorre quando o individuo mesmo com doses baixas fica vulnerável aos efeitos anestésicos e convulsionantes da droga sem aumentar a dose usual.
EFEITOS DO CRACK LOGO APÓS O SEU USO
Aumento da respiração, dos batimentos cardíacos,pressão sanguínea eliminação dos liquidos corporais, suor excessivo
Paranóia auditiva, visual
Irritabilidade
Euforia intensa
Agitação
Sensação intensa de prazer
Perda de apetite
Insônia
estado de alerta
aumento da energia e disposição física
delírios de perseguição
altas doses mesmo só uma vez pode conduzir a convulsões ataques epiléticos e morte súbita por parada cardiorrespiratória
EFEITOS DO USO DO CRACK A LONGO PRAZO
Danos irreversíveis aos vasos sanguíneos, alterações no fígado,rins e pulmões
Insuficiência respiratória
Problemas sexuais e danos reprodutivos em homens e mulheres
Irritabilidade e perturbação de humor depressão intensa
TRATAMENTO DA DEPENDENCIA DO CRACK
Devido ao baixo índice de motivação do dependente e muitas vezes pouca aderência ao tratamento o usuário de crack acaba tendo uma reincidência no uso. Por ser uma doença que afeta toda estrutura do paciente o tratamento deve ser estendido em todas as áreas da sua vida com um bom PLANO DE PREVENÇÂO não existindo uma medicação especifica que tire o desejo do usuário este, mesmo terá que passar por todo o período de desintoxicação conscientização e socialização. A rede de amparo do usuário de crack tem que ter uma estabilidade, os familiares são de primeira importância para recuperação do paciente.
Uma equipe multidisciplinar ajudará o paciente a enfrentar suas crises, criando estratégias de enfrentamento para passar pelas etapas do tratamento. Contando com ajuda de médico psiquiatra, atendimento psicológico, terapia ocupacional, motivacional, de grupo e individual.