(15) 991042002
Família a dependência química

Família a dependência química

O tratamento da dependência química vai alem da adesão do paciente, e sim a importância da família neste processo e de grande ajuda ao usuário de drogas/álcool. A separação da família no processo de recuperação acaba por muitas vezes dificultando toda a evolução do quadro clínico. O impacto que a família sofre com o uso de drogas ou álcool, por um de seus membros é de extrema impotência, a negação se torna uma maneira mais fácil de encarar a realidade, Justifica, minimização, projeção fazem parte da vida diária, o desentendimento toma conta da rotina, as acusações se tornam cada vez mais constantes, evitar falar sobre o que pensam ou sentem se torna normal, a família demonstra muita preocupação com no uso do individuo, tenta controlar o uso da droga, bem como suas conseqüências físicas, emocionais, no campo do trabalho e no ambiente social.

Mentiras e cumplicidades ligadas ao uso abusivo de álcool e drogas trazem um clima de segredo Familiar. A regra é não falar sobre o assunto, mantendo a ilusão que de que tudo esta bem, há uma enorme desestrutura no contexto familiar, a rigidez de papéis se torna normal, a Facilitação se torna o núcleo central dos comportamentos. As famílias assumem responsabilidades que são do próprio usuário, a inversão de papéis se torna comum no ambiente cada vez mais disfuncional, a esposa que acaba assumindo a responsabilidade total da família, a filha mais velha que se vê na obrigação de cuidar de toda a dinâmica familiar. A transferência de responsabilidade se torna constante e as acusações fazem parte da vida diária.

TRATAMENTO FAMILIAR (COODEPÊNDENCIA)

A disponibilidade familiar no processo de recuperação do dependente químico é de fundamental importância para a melhora do quadro clínico, a recuperação familiar quanto ha do individuo estabelecera uma melhor adaptação a um ambiente de crescimento. Por isso algumas intervenções que antecedem este processo são inevitáveis. A orientação familiar faz com que os mesmos comecem a enxergar a dependência como uma disfunção de todo o corpo familiar e que todos precisam estar em sintonia na recuperação, a avaliação familiar pode ser um grande auxilio no planejamento do tratamento.

FASES DO TRATAMENTO FAMILIAR DO USUARIO DE DROGAS E ALCOOL

FASE 1: O objetivo nesta fase e auxiliar as pessoas envolvidas no ambiente da dependência assumirem suas responsabilidades sobre seus comportamentos e sentimentos auto-destrutivos que acabam por muitas vezes dificultando um quadro de melhora na recuperação. Nesta etapa estamos falando do trabalho no conceito da dependência, o foco é definir uma posição de modo a quebrar o circulo repetitivo do funcionamento familiar, desta forma auxiliar o dependente na recuperação.

FASE 2: Definição na nova etapa do tratamento, mesmo depois de certo tempo de abstinência algumas fragilizações emocionais ainda fazem parte do ambiente familiar, ressentimentos fazem parte deste processo, e as acusações voltam a assumir um papel central das discussões. Muitos fatores contribuem para uma recaída, o dependente não recai sozinho ele precisa muitas vezes de um ambiente que favoreça o seu retorno ao uso, a família tem uma posição de primeira importância na melhora do quadro, uma família consciente tem melhores resultados quando se deparam com as crises, as crises fazem parte do processo de crescimento mas precisam ser resolvidas. A especificação do tipo de intervenção, de acordo com método de tratamento e as capacidades individuais de cada família são de grande importância para uma melhor adesão ao tratamento.

Fonte: SHIRLEI DE CAMPOS

Entre em contato

Preciso de informações sobre tratamentos
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.